Esperar com Paciência no Senhor. Difícil mas possível.

setembro 16, 2019



 "Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou me de um lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou meus passos." Salmos 40:1-2

 Na minha caminhada, principalmente no começo, eu me perguntava diariamente o real significado desse trecho de Salmos, pois para mim parecia algo extremamente difícil entender. Como assim esperar no Senhor? Como assim ter paciência no Senhor?? E durante horas intermináveis de luta espiritual e emocional eu não conseguia entender o que era "esperar com paciência no Senhor", eu perguntava para Deus "mas Senhor!! O Senhor não está vendo tudo o que está acontecendo?? Os meus sonhos, Senhor? Quando Senhor, tudo isso vai passar? Quando o que o Senhor prometeu vai se cumprir em minha vida? O Senhor fala uma coisa e acontece outra!!" Era, e ainda é, muito difícil lidar com as lutas espirituais e emocionais ainda mais na situação na qual eu me encontrava, com tudo o que estava acontecendo na minha vida, e ainda, se não bastasse, tinha a depressão e a ansiedade generalizada que me acometeu.


 A palavra Esperar é um verbo transitivo direto, indireto e intransitivo, seu significado, pelo dicionário Aurélio, é "ter esperança em algo" mas também significa "Não agir, não tomar decisões, não desistir de algo, até que a efetuação de um evento que se tem por certo, ou provável, ou desejável". Já a palavra Paciência é a capacidade de persistir em uma atividade difícil, perseverar.


Esperar com paciência é perseverar nessa difícil atividade de não agir com as próprias forças diante de situações difíceis, não tomar decisões de forma precipitada mas com a certeza de que o Senhor Deus vai entrar com providência e tomar as rédeas da situação, mesmo quando tudo se mostra ao contrário, mesmo que as circunstâncias não colabore para que haja essa espera.




Muitas vezes quando pedimos algo a Deus Ele responde com um sim ou com um não, mas muitas vezes Ele responde um com "Espere!"
Quando Deus responde "Sim!" ótimo! Quando Deus responde um "Não!" amém também, pois sei que aquilo que eu pedi não seria bom pra mim e logo o Senhor tirará essa ideia da minha cabeça. Agora, e quando Ele diz "Espere!"? Todas as vezes que Deus diz "Espere" começa uma jornada. Essa jornada pode levar dias, meses e até anos, como aconteceu com Abraão, com José e principalmente com Moisés.
Essa jornada é uma jornada de amadurecimento, aprendizado e principalmente de prova da nossa fé.

"Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo." 1 Pedro 1:7

Para recebermos algo de Deus em nossas vidas, seja algo que pedimos (um casamento, um emprego, uma cura, um ministério, uma libertação, enfim, qualquer coisa) é necessário um tempo de espera para que haja o nosso amadurecimento quanto aquilo que pedimos e quanto ao momento certo de receber aquilo que pedimos ou o que nos foi prometido.Sem esse amadurecimento, sem o aprendizado do tempo da espera aquilo que queremos logo perderá o seu valor, pois tudo o que o ser humano recebe de "mão beijada" ele acaba perdendo o interesse. Outra coisa que pode acontecer, que eu considero pior, é a pessoa receber aquilo que tanto pediu, mas por não ter tido paciência de esperar pelo momento do Senhor, a benção recebida acaba se transformando em maldição, como por exemplo: a pessoa recebe
a benção de um trabalho que irá ganhar um bom dinheiro e por trabalhar demais ou pelas amizades do trabalho acaba se afastando de Deus e perdendo a Salvação.



Em Eclesiastes 3 o pregador escreve que há tempo para todas as coisas debaixo do céu. Tempo para nascer e tempo para morrer, tempo para sorrir e tempo para chorar,
tempo de guerra e tempo de paz, até mesmo Deus que é o Supremo Criador dos cosmos esperou 6 dias para ver toda sua obra de criação do nosso planeta pronta, ele poderia fazer tudo em um único dia, mas Ele, sendo Deus, respeitou o tempo das coisas materiais.

Todo o tempo da espera por uma benção, além da paciência, envolve fé.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veêm...Ora sem fé é impossível agradar a Deus: porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." Hebreus 11: 1 e 6


Eu sei que é extremamente difícil esperar, ainda mais por algo que as circunstâncias sempre dizem "Não", mas temos a certeza de que servimos a um Deus que se preocupa
com os nossos interesses, um Deus pronto a nos socorrer nos momentos de aflição.

 "Porque em esperança somos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos." Romanos 8:24-25.

Mesmo que as circunstâncias em sua vida diga "Não!desista"Acabou pra você!" não pare de lutar, não pare de esperar no Senhor, porque no tempo certo Ele virá com o socorro. Mesmo que você já esteja cansado, não desista dos sonhos que o Senhor te deu, não se afaste de Deus, não abra mão de sua salvação em Cristo porque uma benção tão desejada ainda não chegou. Nunca se esqueça que a benção maior que Deus poderia nos dar, Ele já nos deu, que foi o Cordeiro Que Tira o Pecado do Mundo. Olhe para Deus. Olhe para o Céu porque logo logo Cristo estará voltando e toda espera se findará.  Se Deus resolveu o conflito da eternidade, O Grande Conflito, como Ele não resolveria os nossos casos do dia a dia dessa vida transitória?!
Pense nisso.


"Porque necessitais de paciência, para que depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa." Hebreus 10:36


Fica com Deus. Maranata!

You Might Also Like

0 comentários