No post de hoje, eu venho trazer os benefícios das argilas para a pele, tanto para a pele do rosto quanto para a pele do corpo.
As argilas são um material mineral extraído diretamente do solo, sua característica principal é a sua granulometria bem pequena que a faz parecer um pó, e a sua composição química que traz alumínio, ferro, silício, entre outros minerais. As cores das argilas dependem muito da quantidade de cada mineral na região onde a argila foi encontrada. Abaixo segue algumas características para as quatro argilas mais comuns.
1- Argila Verde
A argila verde é super indicada para peles oleosas e com tendência a acne. Sua cor verde é devido a presença de óxido de ferro associado a outros minerais, como magnésio, selênio, cobalto, cobre e cálcio e possui PH neutro. Ela é um adstringente natural que retira e reduz a oleosidade da pele se usada regularmente. Além de tratar a acne, a argila verde pode ser usada para tratar celulite, pois possui ação anti-inflamatória, que faz com que a celulite desinflame.
2 - Argila Branca
Com o PH próximo ao da pele, a argila branca é a argila mais leve entre todas as outras.
Muito usada em clínicas de estética, a argila branca possui propriedades calmantes e clariadoras. Sua composição química é de silicatos de alumínio hidratado, óxido e hidróxido de ferro e alumínio, silício, magnésio e cálcio, podendo variar algumas substâncias de acordo com a região de onde foi extraída. Se usada regularmente, controla a oleosidade, clareia manchas e acalma peles irritadas.
3- Argila Preta
A lama vulcânica, também conhecida como argila preta, é um material extraído de grandes profundidades e é rica em titânio, silício, alumínio, ferro, magnésio entre outras. Possui ação adstringente, estimulante, anti-séptica, anti-tóxica, redutora e rejuvenescedora. Combate a flacidez, a celulite, a oleosidade da pele, acne, acúmulo de gordura e também melhora a aparência da pele assim como clareia manchas.
4- Argila Rosa
Com sua composição rica em titânio, magnésio, cálcio, cobre, zinco, alumínio, níquel, potássio, manganês, lítio, sódio e ferro é recomendada para peles sensíveis e frágeis, a argila rosa repõe a luminosidade e o viço da pele. Usada regularmente, a argila rosa hidrata, acelera a circulação sanguínea, combate a celulite, a gordura localizada, possui efeito tensor e trata a flacidez.
Onde encontrar?
Geralmente as argilas in natural (aquelas em pó) são encontradas em casas de produtos naturais e em farmácias de manipulação, mas também existe as argilas processadas (aquelas em creme) que podem ser encontradas em qualquer loja de cosméticos.
Como usar?
Depois de limpar e esfoliar a pele, coloque um pouco (pode ser uma colher de sopa) da argila em pó em um potinho de plástico ou vidro, acrescente um pouquinho (uma colher de chá) de água filtrada ou mineral e misture bem com uma colher de plástico (o recipiente e a colher não podem ser de metal, pois interferem nos minerais da argila). Aplique a mistura sobre a pele seca e espere 20 minutos ou até que a argila seque completamente. Lave com água morna. Aplique um hidratante de sua preferência.
O resultado será uma pele limpa, sequinha, macia e revigorada.
Lembrando que todo tratamento estético com produtos naturais deve ter paciência e persistência para se alcançar os resultados.
Beijos até a próxima!