Olá meu amores! Tudo bem com vocês?
Se tem uma coisa que incomoda muito a mulherada por aí é pele oleosa, e por eu ter a pele do meu rosto muito oleosa eu sofri demais com acne, cravinhos e manchas (as manchinhas ainda continuo na batalha), então hoje eu venho trazer para vocês um guia de cuidados para com a pele oleosa e compartilhar com vocês um pouco do que aprendi. A um tempo atrás eu fiz um post de Dicas para uma pele limpa e revitalizada, mas no post de hoje trago dicas especialmente para quem tem pele oleosa.
Características da pele oleosa:
Você percebe que você tem pele oleosa quando você sente que dá pra fritar um ovo na sua testa, por exemplo: você lavou o seu rosto, passou uma maquiagem leve, sem muitos produtos, e rapidinho a maquiagem derrete, ou então você sente e vê a sua pele muito brilhosa e quando passa os dedos na zona T, sente e vê a gordura sair no seus dedos. No calor então, nem adianta passar muita maquiagem, porque vai derreter mesmo, e geralmente você possui muita acne e cravinhos.
O caso é que a sua pele produz muito óleo para "hidratar" e proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres, produtos não adequados, sol, hormônios (ciclo menstrual) e etc, e essa produção acaba sendo exagerada, principalmente na zona T, essa região da testa, nariz e queixo. Um hábito que faz com que a pele produza mais oleo ainda, é lavar muitas vezes ao dia, isso faz com que a pele fique doida e produza mais óleo ainda.
Tá, já descobri que tenho pele oleosa, mas como faço pra cuidar dela do jeito certo?
1- Lavando o rosto:
Lave o rosto apenas, (apenas mesmo), 2 vezes ao dia com sabonete próprio para o rosto, dessa forma o sabonete específico irá retirar apenas o excesso de oleosidade e manterá a sua pele limpa e fresca.
Dois sabonetes muito maravilhosos que eu usei foram o Actine da Darrow e o Dermotivin (o Dermotivin foi receitado pela dermato). Eles retiram a oleosidade sem agredir, e dessa forma ajuda na prevenção de acnes.
2- Tonifique
Qual a importância de sempre usar um tônico depois de lavar o rosto? Quando você aplica o sabonete ele abre os poros para poder limpar com mais precisão, o tônico logo em seguida vem para fechar os poros e limpar mais profundamente, tirando aquelas impurezas que ficaram escondidas no fundo dos poros, assim a sua pele ficará mais sequinha e sem a aparência de poros abertos tão comum em pele oleosa, um tônico muito bom que tenho pra indicar é o Tônico Adstringente da Nivea Visage, ele serve para peles mista e oleosa.
4- Hidratar
Sim, minha gente, pele oleosa também precisa de hidratação. Ao hidratar a sua pele (com o hidratante correto, não vai passar aquele cremão oleoso não, viu?) você estará dando água a sua pele, assim ela não irá produzir gordura, quanto mais água, menos gordura. Um hidratante ótimo que uso com frequência é o Hidratante Facial Oceanic, ele é um hidratante beeeem fininho, não oleoso e não comedogênico, ou seja, não obstrui os poros. Eu uso o pra pele normal e não tenho problemas, mas cada caso é uma caso, então indico o próprio para peles oleosas. Você pode usar também água termal para hidratar, caso não queira usar hidratantes. A água termal é rica em minerais que ajudar a hidratar e acalmar a pele, ela é maravilhosa para usar em dias que você ficou no sol e queimou a pele do rosto.
5- Proteger
Gente, já falei e vou falar de novo (rsrs), usar protetor solar é primordial para todos os tipos de peles, ele protege contra os raios do sol e contra a luz do computador, celular, lâmpadas e qualquer outro tipo de luz. Tem que usar! Além de prevenir manchas ele reduz o risco de câncer de pele. A pele oleosa tende a ter mais acne, logo tende a ter mais manchinhas, pois a acne é um poro inflamado, um tipo de machucado, e machucado sem proteção tende a formar as temidas manchinhas. Um protetor que uso muito e adoro é o Capital Soleil da Vichy, ele não é oleoso, tem uma textura bem leve e deixa a pele bem sequinha.
6- Consulte um Dermatologista:
Até parece óbvio, mas ainda tem gente que insiste em ficar testando um monte de produtos para encontrar o correto, mas não de iluda, você pode testar os que eu indiquei,mas o correto mesmo é consultar um dermatologista, assim ele examinará a sua pele e receitará o produto mais correto para seu tipo de caso, porque as vezes a oleosidade está ligada ao ciclo menstrual e só o médico pode receitar um tratamento com remédios.
Espero que tenham gostado desse guia que preparei com muito carinho para vocês. Lembrando que esse post não é um publieditorial e todos os produtos que indiquei foi por livre e espontânea vontade.
E vocês? Quais produtos vocês usam e que dão super certo? Me contem aqui nos cometários.
Um beijo no coração e até a próxima.
Fonte das imagens do produtos: http://www.onofre.com.br/